Reabilitação Vestibular 2017-04-25T16:33:29+00:00

Project Description

Reabilitação Vestibular

O sistema ou aparelho vestibular é o conjunto de órgãos do ouvido interno responsáveis pela manutenção do equilíbrio. No homem, é formado por três canais semicirculares que se juntam numa região central chamada de vestíbulo. Ao vestíbulo encontra-se ligada a cóclea que é a sede do sentido da audição. E o conjunto destas duas estruturas chama-se labirinto, devido à complexidade da sua forma tubular.

As funções do sistema vestibular são: estabilização da imagem na retina, controle postural e orientação estática e de movimento. Para que isto seja realizado, é necessária a informação sobre a posição e movimento da cabeça, o que é feito pelo labirinto.

O principal sintoma quando o aparelho vestibular apresenta alguma disfunção é a tontura, sendo comum a instabilidade seguida de vertigem. Outros sintomas, direta ou indiretamente relacionados são: cefaleia (dor de cabeça), escurecimento da visão, nistagmo (oscilações repetidas e involuntárias rítmicas de um ou ambos os olhos no sentido vertical, horizontal ou rotatório), distúrbios de sono, zumbido, perda auditiva entre outros.

A reabilitação vestibular é um tratamento terapêutico dentro da fisioterapia neurológica, cujo objetivo é restaurar o equilíbrio do individuo que sofre de patologias que agridem o sistema vestibular de maneira simples e eficaz. Trata-se de uma série de exercícios realizados com acompanhamento do fisioterapeuta que tem como objetivo “reeducar” o organismo a ter equilíbrio e sanar os sintomas que o paciente sentia, retomando suas atividades diárias.