ATM-DTM 2017-04-25T16:43:42+00:00

Project Description

ATM-DTM

A articulação temporomandibular (ATM) é a estrutura relacionada aos músculos da mastigação e que ao serem acometidos prejudicam a realização das suas funções essenciais que são a mastigação e a fala, ocorrendo assim uma disfunção temporomandibular (DTM).

Os pacientes podem apresentar diversos sintomas, sendo os principais a dor intensa na região, dores de cabeça, sensibilidade na musculatura mastigatória, ruídos, limitação dos movimentos e até fadiga, o que pode dificultar o seu diagnóstico e o correto tratamento.

A causa da DTM é complexa e envolve muitos fatores predisponentes: má oclusão, má postura, trauma, aceleração ou desaceleração cervical, frouxidão ligamentar, estresse emocional, hábitos parafuncionais (morder canetas/lápis, mascar chicletes), parafunções (bruxismo e apertamento) entre outros.

A disfunção pode ocorrer em todas as faixas etárias, principalmente entre 20 e 45 anos, e o tratamento fisioterapêutico visa o alívio dos sintomas sentidos e busca restabelecer a correta função do aparelho mastigatório.

Aliado ao tratamento fisioterapêutico é importante que o paciente procure um médico ou dentista especialista (buco-maxilo) para identificar a causa da disfunção, priorize alimentos mais macios, evite movimentos mandibulares extremos (bocejos largos), aprenda técnicas de relaxamento e redução do stress. Dessa maneira o tratamento será mais eficaz e o paciente voltará à sua rotina o mais rápido possível.